“Acabei de instalar o PORBASE 5 (Isis/Access) mas não consigo pesquisar”

Agosto 7, 2007 at 13:26 2 comentários

Caros participantes,

cabe-me a mim esta semana a responsabilidade de fazer crescer o nosso projecto de dinamização da comunidade PORBASE 5.

Para ser uma mais valia para os utilizadores decidi que a minha contribuição será abrir a divisão de perguntas frequentes dos utilizadores do PORBASE 5. Com este novo espaço pretendo fazer chegar informação a todos no sentido de se criarem rotinas de manutenção e formas de melhor utilização do sistema PORBASE 5.

Sendo assim, aqui vai a primeira questão:

“Acabei de instalar o PORBASE 5 (Isis/Access) mas não consigo pesquisar”

Sempre que se instala de raiz ou se efectua um upgrade de versão do sistema PORBASE 5 tem de se proceder à indexação da base de dados. Esta operação tem de ser feita com permissões de administrador de rede, ou seja, o login com que se entra no sistema operativo tem de ser um login com privilégios de escrita no C:\ e onde estiver a base de dados, para a operação em questão ser bem sucedida. Não confundir o login de rede (login de acesso ao Windows) com o login de acesso aos módulos do PORBASE 5.

Mas o que é a indexação? E para que serve?

A indexação da base de dados é a operação de criação de um índice contendo termos de pesquisa. Note-se que só será possível executar uma pesquisa sobre um determinado registo após os seus termos de pesquisa terem sido criados.

As opções de indexação estão disponíveis no módulo CATWIN, escolhendo o menu Base de Dados e em seguida a opção Indexar.

Indexação de base de dados

O CATWIN possui dois modos de funcionamento:

· Indexação automática (opção activa por omissão) – Após o registo ter sido criado ou modificado, o CATWIN actualiza o índice gerando os termos de pesquisa de uma forma automática.
Esta é a opção que deve estar sempre activa.

· Indexação não automática – Após a criação ou modificação de um registo, o índice não é automaticamente actualizado.
Esta opção só deve ser realizada quando aconselhada pelo serviços técnicos do sistema PORBASE 5.

Para alternar entre os dois modos, basta seleccionar o desejado e carregar em OK.

Para indexar completamente a base de dados, gerando de raiz o índice, prima a tecla Indexar.

Até à próxima,

Rui Fernandes

Entry filed under: Dúvidas Triviais, Indexação da base de dados, Notícias.

Já fez o seu backup hoje? O que é a Validação de Registos?

2 comentários Add your own

  • 1. Patricia  |  Novembro 22, 2007 às 11:10

    Eu tenho instalado no meu computador uma versão de teste do Porbase 5 em que posso introduzir até 100 registos e gostaria de saber como é que poderei fazer um catálogo para fins de pesquisa de um público “virtual” uma vez que se trata apenas para utilizar como relatório de uma pós-graduação em ciências documentais.

    Responder
  • 2. José Alberto Campos  |  Outubro 13, 2009 às 11:16

    Olá!
    Estou com um problema: hoje não consigo abrir o CatWin, Abro o KardWin e o PacWin, mas o CatWin não! Diz que “o CatWin encontrou um problema e vai encerrar”.
    Alguém me diz o que poderá ser? E o que poderei fazer?
    Obrigado, conto com a vossa ajuda.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed



%d bloggers like this: